Uma simples divisão diferenciada de cabelo pode mudar a imagem
Foto: Getty Images
Em tempos de extrema valorização da imagem, cabelos e maquiagens ganharam ainda mais espaço, ao lado de roupas e acessórios, na lista de fatores que auxiliam as mulheres a realçarem sua personalidade. Tal notoriedade se deve à aplicação do conceito de visagismo por hair stylists brasileiros.
Originário da palavra visage, que significa rosto, o visagismo é “uma ferramenta que auxilia os profissionais de beleza a encontrar a melhor solução em caracterização para que cada pessoa possa se comunicar do jeito que deseja”, resume André Mateus, sócio da Cabelaria.
“Declare o que você quer e o visagista traduz”
Ir ao salão com uma foto de sua atriz preferida deixou de ser a forma mais eficiente de sair com um corte radiante. Ela pode ser usada como inspiração – e nada mais. A novidade é valorizar ideias e comportamentos pessoais, retratados na geometria de cada tipo de rosto, por meio de técnicas de beleza.
“O mais importante é a cliente estar ciente de como ela quer se sentir e se comunicar usando da imagem, características como força, doçura, dinamismo ou sofisticação”, conta André. E, em poucas horas, se faz surgir uma “nova” mulher, que passa a se comunicar ainda melhor com sua imagem.
Técnicas de beleza mais recorrentes
Corte, coloração e maquiagem são as grandes estrelas desse tipo de transformação, que servirá para compor um novo look. Mas, quando a intenção é radicalizar na mudança, até mesmo cirurgiões plásticos e cirurgiões dentistas voltados à estética são empregados nesse estudo.
Quer se tornar um visagista?
Para André, é fundamental que o profissional abra mão da vontade de manipular a cliente e de impor sua vontade ao sugerir um visual. “É ela quem decide se sua imagem deve estar mais voltada para o trabalho, para a família ou para valores religiosos.”
Já os conhecimentos técnicos podem ser adquiridos pelo livro “Visagismo Integrado”, de Philip Hallawell (Ed. SENAC) e em cursos especializados em terapia capilar promovidos pela Universidade Anhembi Morumbi, Unicsul e SENAC.
Qual o preço médio?
Os cortes realizados pelos “tradutores de imagem” custam em torno de R$ 180,00*.
Para saber mais sobre o assunto e conhecer quem já aplica o conceito no Brasil, o site www.visagismo.com.br é uma ótima fonte.
*preço sugerido em Agosto/2010