Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

O xampu certo faz toda a diferença

Se você escolhe o produto pela embalagem, está pondo seus cabelos em risco. Para cada fio existe um cosmético adequado

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 21 jan 2020, 12h59 - Publicado em 26 out 2008, 21h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • No momento da lavagem, é muito 
    importante escolher o xampu adequado 
    ao seu tipo de cabelo.
    Foto: Dreamstime

    Há cerca de 40 anos, quando os primeiros xampus apareceram no mercado, não era possível imaginar que eles teriam outras funções que não a de limpeza. 

    Continua após a publicidade

    Hoje, o que mais se vê é uma variedade de produtos que prometem, além de lavar, cuidar dos cabelos que antes só teriam tratamento com ajuda profissional. 

    A dermatologista Ane Linhares, do Rio de Janeiro, explica que a indústria de cosméticos se aprimorou e passou a fabricar xampus que tonificam, hidratam e nutrem fios normais ou ressecados e tratam os tingidos, crespos e cacheados. Esses são os que mais sofrem com o ressecamento. 

    Por isso é que você tem que escolher seu produtos pelo tipo de cabelo. O cabeleireiro Walter Cabral explica por que se deve escolher o xampu adequado ao seu tipo de cabelo:

    Continua após a publicidade

    OLEOSOS: Necessitam de produtos que removam o excesso de gordura produzida pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo. Eles regulam essa atividade e deixam os cabelos desembaraçados e limpos por mais tempo.

    NORMAIS: Como não apresentam nem excesso nem falta de oleosidade, precisam de um xampu capaz de manter o equilíbrio natural.

    SECOS ou RESSECADOS: Esses tipos de cabelos podem ser tratados com um xampu de ação hidratante, umectante e emoliente.

    Continua após a publicidade

    MISTOS: Os fios costumam ser oleosos ou normais na raiz e secos nas pontas. Isso é consequência de alimentação inadequada ou de mudanças no visual, como tinturas, alisamentos e permanentes.

    ESCUROS: Quando expostos aos raios ultravioleta do sol tendem a ficar avermelhados. O xampu ideal deve ter filtro solar para ajudar a preservar a cor.

    LONGOS: Os fios devem ficar protegidos do excesso de lavagem, da ação do ambiente e de tratamentos químicos com um produto que ofereça hidratação extra e ajude na recuperação das escamas do cabelo.

    Continua após a publicidade

    TINGIDOS: O xampu deve oferecer hidratação extra, pois as tinturas tendem a deixar o cabelo muito seco porque tiram a oleosidade natural.

    CACHEADOS: Esses xampus ajudam a retirar o excesso de volume, desembaraçam e deixam os cachos mais definidos.

    FRACOS e QUEBRADIÇOS: Os fios ficam assim em decorrência das agressões diárias causadas por escovação, fricção da toalha, poluição e produtos químicos que abrem as cutículas do cabelo alterando sua estrutura do cabelo. Os produtos para esse tipo de cabelo recompõem essa estrutura.

    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de 10,99/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.