Fotos: Divulgação Rede Globo
A franja já virou um clássico de beleza. Se meses atrás a curtinha da atriz Maria Casadevall era a que mais chamava atenção, agora
os holofotes estão voltados para o estilo cortininha de Giovanna Antonelli. “As possibilidades de resultado que a franja oferece são tão variados e bacanas que ela é tachada pelos cabeleireiros como acessório de beleza, afirma a cabeleireira Sonia Santana, do salão ZCoiffeur (RJ).
Se ficou com vontade de dar uma renovada no visual, não faça nada por conta própria ou por impulso. Confira a seguir as regras mais importantes.
Continua após a publicidade
Ousada e moderna ou jovem ou romântica?
Agatha gosta do visual modermo, enquanto Giovanna prefere a franja com laterais maiores.
Fotos: Divulgação Rede Globo
Quer um visual ousado? Aposte nas franjas que têm pontas irregulares ou retas cortadas acima das sobrancelhas (como a de Agatha Moreira, a Giselle de Em Família). Mas para aderir ao look é essencial ter cabelo liso, caso contrário é preciso fazer alisamento ou se render ao secador todos os dias. “Se mesmo assim quiser experimentar, lembre o cabeleireiro de cortá-la um pouco mais comprida do que o desejado, pois ela vai subir assim que secar”, avisa o cabeleireiro Felipe Lins. A favor do modelo? Ele alonga a silhueta, por isso cai bem em rosto quadrado ou arredondado.
Continua após a publicidade
Prefere um visual mais jovem? Vá de franja um pouquinho abaixo das sobrancelhas, com a base reta, levemente desfiada, ou um tiquinho mais curta no centro e laterais maiores, como a da atriz Giovanna Antonelli. O modelo cai bem em todos os tipos de rosto, inclusive nos mais cheinhos, porque a falta de precisão e o maior comprimento nos lados formam uma moldura que dá uma afinada na face e reduz uns bons anos do RG, deixando o visual delicado. “Outra vantagem é que o corte não exige que você vá ao salão todo mês. Também não escraviza ao pentear: pode ser dividida ao meio, jogada de lado, presa para trás…”, diz o cabeleireiro Felipe Lins, do salão Werner Cidade Nova (RJ). Mas é obrigatório ajeitar os fios com secador.
Se quiser parecer clássica e discreta
Continua após a publicidade
Helena Ranaldi e Camila Raffanti gostam deste tipo de franja.
Fotos: Divulgação Rede Globo
Para esse efeito, o essencial é que a franja não fique em destaque. Em vez de um modelo marcado, com linhas supercertinhas, escolha um que se misture naturalmente ao comprimento dos fios e deixe os olhos no foco. “Uma boa pedida é a franja com base reta ou sutilmente desfiada, e que sempre fique abaixo dos olhos. Assim, você fica livre para prendê-la com um grampo, colocar atrás da orelha ou jogar de lado, como fazem as atrizes
Helena Ranaldi e
Camila Raffanti (a Selma da primeira fase da novela)”, diz a cabeleireira Silvana Ribeiro, do salão Grace Hair Boutique (SP). Não exige muita
escovação nem manutenção no salão. Só tome o cuidado de não deixá-la muito abaixo dos olhos se tiver olheiras, que podem parecer mais escuras pela sombra que os fios fazem no rosto.
Para afinar o rosto e ficar mais sexy
Continua após a publicidade
O visual poderoso faz a cabeça de Vanessa Gerbelli e Tainá Müller.
Fotos: Divulgação Rede Globo
A franja longa, cortada na diagonal a partir do nariz e desfiada nas pontas é a pedida. Ela ganha em dois quesitos: caimento, seja seu cabelo liso,
crespo, cacheado ou ondulado, e balanço, já que os fios se mexem ao menor movimento. Quem quer “emagrecer” também se dá bem, pois a caída lateral disfarça bochechas grandes. “O corte é um dos mais pedidos porque não assusta quem vai cortar franja pela primeira vez. É uma mudança discreta, que permite continuar fazendo penteados. E fica mais bonito à medida que cresce”, diz a cabeleireira Nice Cavalcante, do salão Maria Beleza (SP). E há um belo time de atrizes para comprovar:
Vanessa Gerbelli,
Tainá Müller, Bianca Rinaldi, Paolla Oliveira…