Couro cabeludo: expert da L’Oréal fala de envelhecimento e detox
O francês Bruno Bérnard francês conversou com ESTILO durante um evento que aconteceu em São Paulo.
Com frequência, o couro cabeludo é esquecido da rotina de cuidados capilares. No entanto, a região responde diretamente pela saúde e beleza dos cabelos. Quem explica é o francês Bruno Bérnard, biologista celular, embriologista e bioquímico responsável pela pesquisa de tecnologias e desenvolvimento de produtos das marcas Kérastase, Vichy e Lancôme.
De que forma o couro cabeludo influencia a saúde dos fios?
Ele envolve o folículo do qual sai o fio, assim como a terra envolve as plantas e influencia seu desenvolvimento. Por isso, é peça-chave na saúde capilar. Conforme envelhecemos, o cabelo está sempre jovem – ele nasce, cresce e é aparado com frequência -, mas o couro cabeludo sofre com a ação do tempo. É muito importante levá-lo em consideração na hora de cuidar das madeixas: ele deve ser mantido saudável para que os fios cresçam com força.
Por que é importante fazer detox no couro cabeludo?
A limpeza profunda remove micropartículas provenientes de poluição e excesso de produtos. Elas entopem o folículo capilar e atrapalham o crescimento saudável do cabelo, além de provocar inflamações e reações alérgicas em alguns casos. O detox deve, sim, fazer parte da rotina capilar, mas não deve ser feito muito frequentemente, uma vez que também elimina bactérias e fungos que respondem pela saúde e pelo equilíbrio dos fios.