Água quente, secador, lavagens espaçadas… Comuns durante a época mais fria do ano, esses fatores são nocivos à saúde capilar e podem provocar, além de ressecamento dos fios, oleosidade do couro, caspa e até queda. Saiba, a seguir, como evitar os dados ao cabelo.
1. Enxágue os fios com água morna
Quando possível, finalize a lavagem dos cabelos com um jato de água morna. A água quente abre muito as cutículas capilares, ocasionando frizz e ressecamento. Em temperatura morna, minimiza a abertura, preservando a hidratação dentro do fio.
2. Hidrate muito
Se você costuma hidratar os fios uma vez por semana, aumente a frequência para duas ou três vezes. Banho muito quente e secador, mais usado durante o inverno, ressecam muito o cabelo.
3. Lave com frequência
Para evitar o acúmulo de oleosidade no couro cabeludo e, consequentemente, o surgimento da caspa, não é indicado ficar muitos dias sem lavar o cabelo.
4. Lance mão do secador…
Além de ajudar a evitar gripes e resfriados, é necessário secar bem os cabelos, principalmente o couro cabeludo, para prevenir os danos causados pela umidade em excesso.
5. …Mas não se esqueça de proteger as mechas
Como o uso de secadores e pranchas é mais intenso no inverno, é preciso cuidado extra. Invista em bons protetores térmicos para driblar o ressecamento causado pelas altas temperaturas.