1. Use produtos específicos para o seu tipo de cabelo
Eles contêm ativos específicos para preservar a hidratação, a força e o formato dos seus cachos.
2. Lave os fios com água fria ou morna
Chuveiradas muito quentes podem deixar os fios mais ressecados e até fazer o couro cabeludo descamar. Já os jatos frios ajudam a fechar as cutículas e aumentar o brilho no cabelo.
3. Deixe secar naturalmente.
Após sair do banho, retire o excesso de água com a toalha. Além de acelerar a secagem, também evita o frizz. Atenção! Nunca esfregue a toalha na cabeça, apenas aperte os fios de baixo para cima, pois os fios molhados ficam mais frágeis e podem quebrar.
4. Mantenha distância da escova.
Use apenas pente de dentes largos, e quando os fios ainda estiverem molhados, de preferência com auxílio de um creme para pentear, assim você evita friccionar e quebrar os fios ao desembaraçar.
5. Hidrate bem
Cabelos crespos são mais ressecados. Hidrate-os com produtos específicos para cachos, cremes noturnos e máscaras de hidratação, uma vez por semana, no mínimo.
6. Use leave-in
Use leave-in ou creme de pentear sem enxágue no cabelo todos os dias, para dar forma. Uma boa dica é carregar um spray ativador de cachos na bolsa e passar toda vez que sentir os fios mais ásperos e ressecados ou os cachos murchos.
7. Tenha cuidado na aplicação
Aplique o creme, da raiz para as pontas, sem encostar no couro cabeludo. Vá aplicando aos poucos, sem deixar o cabelo encharcado de produto, para não pesar e desfazer os cachos.
8. Lave antes de reaplicar
Lave o cabelo e tire bem o creme aplicado no dia anterior antes de passar novamente o produto. O acúmulo pode deixar os fios opacos e sem vida. Se você não lavar o cabelo todos os dias, prefira os produtos em spray, que são mais leves.
9. Invista no reparador de pontas
Mesmo depois do creme para pentear, o reparador de pontas com silicone pode ser usado no dia a dia para dar brilho e soltar os fios já secos.