O efeito do surf spray é um ondulado desalinhado, como se você tivesse saído do mar e deixado o cabelo secar naturalmente. Só que sem o aspecto exaurido que toma conta dos fios expostos à dupla sal e sol. Entra ano, sai ano, variantes do produto surgem nas prateleiras. E os experts descobrem novas aplicações para ele, como você vê aqui.
Getty Images
Volume desejável
É o spray que dá essa textura bagunçadinha ao penteado da top holandesa. Para reproduzi-la, maneire na quantidade. Separe o cabelo, ainda úmido, em mechas largas. “Duas borrifadas em cada uma é suficiente”, diz o cabeleireiro Evaldo Ribeiro, do Studio Tez, em São Paulo. Seque com o secador usando apenas as mãos. “Direcione o jato de baixo para cima para conseguir volume, principalmente no topo da cabeça”, explica o cabeleireiro Rodrigo Cintra, do Studio W Iguatemi, em São Paulo. Puxe a franja para trás e prenda com grampos.
Getty Images
Quase desfeita
A graça desta trança está no efeito desordenado. “Use spray de água do mar somente no comprimento e nas pontas”, diz o cabeleireiro Evandro Ângelo, do C.Kamura, em São Paulo. Trance os fios e solte com as mãos. Modele com a escova só as mechas ao redor do rosto para criar este mix de acabamentos.
Getty Images
Pegada moderninha
Modelar e fixar também podem ser funções do surf spray. No rabo de cavalo alto e cheio de movimento de Izabel Goulart, ele ajuda a segurar as ondas criadas pelas ferramentas térmicas. Se quiser copiar, aplique o produto nos comprimento e nas pontas enquanto ainda estiverem úmidos e modele com um babyliss largo. Depois, penteie com uma escova raquete – sem dó – ou solte com as mãos para desmanchar. “Aplique um spray de brilho e prenda bem justinho com elástico”, avisa Evaldo. Se as pontas estiverem muito ressecadas, finalize com um reparador à base de óleos ou silicone.
Dica esperta: para garantir que os fios do topo da cabeça fiquem no lugar e bem coladinhos, finalize o penteado com spray fixador flexível