Toxina botulínica: o que você precisa saber sobre o uso da substância
Aplicação é feita para se obter um rosto mais alongado e com contornos mais precisos
A toxina botulínica é usada para rugas de expressão e também no contorno facial. Ela vem sendo usada há muitos anos como o melhor tratamento para as rugas de expressão. No entanto, pontos especiais podem ser usados para conseguir efeito de levantamento e também de afinamento facial (aprimoramento do contorno).
O principal músculo para interferirmos no contorno facial é o masseter, que também é o músculo relacionado com o bruxismo.
A aplicação da toxina botulínica no músculo masseter deve ser criteriosa e embasada em conhecimentos da anatomia, pois essa região é considerada perigosa devido a inervação e irrigação.
A toxina também pode ser aplicada na glândula parótida, ajudando ainda mais nesse afinamento facial. Novas técnicas em que a substância é mais diluída e aplicada mais superficialmente, em maior número de pontos, também auxiliam no levantamento da face.
Para melhorar o contorno facial como um todo, também podem ser abordados os músculos abaixadores do canto da boca e o músculo platisma.
Nesse caso, relaxando os músculos abaixadores do canto da boca, teremos levantamento do canto dos lábios, também melhorando o bigode chinês. O tratamento do músculo platisma, que é o do pescoço e se insere na mandíbula, irá definir todo o contorno facial.
Somando as ações da toxina botulínica no músculo masseter, mais a ação de levantamento do canto da boca e do contorno definido na linha da mandíbula, teremos um rosto mais alongado e com contornos mais precisos.
A aplicação da toxina botulínica nesses pontos deve ser feita por um médico especialista em ambiente adequado para uso de agulhas. O resultado aparece cerca de 15 dias após o procedimento e dura por volta de 6 – 8 meses.
Cuide da sua pele!
Leia também: Tudo o que você sempre quis saber sobre criolipólise
+ Radar da beleza: 4 tratamentos de emergência para celulite
Siga CLAUDIA no Instagram