Os cuidados com a pele dos 25 aos 70 anos
Em vez de reclamar das ruguinhas que aparecem aqui e ali, cuide bem da sua pele e aprenda a valorizar a beleza de cada fase da vida
Hoje é possível recorrer a uma porção de produtos e tratamentos para chegar bem a qualquer idade
Foto: Getty Images
Envelhecer faz parte da realidade de todo mundo. E, felizmente, hoje é possível recorrer a uma porção de produtos e tratamentos para chegar bem a qualquer idade. “Tentar ser feliz consigo mesma e com o que se tem é o mais poderoso dos antioxidantes”, acrescenta Amaury Simoni, médico com pós – graduação em fisiologia do envelhecimento. Então, é hora de saber o que acontece com seu corpo em diferentes fases da vida e o que fazer para valorizar o que cada idade tem de melhor. Veja os principais cuidados para ter em qualquer faixa etária.
25 a 35 anos
Os hormônios ativadores das funções orgânicas estão em seus níveis máximos. As alterações na pele começam a acontecer de maneira discreta. Podem surgir algumas manchinhas.
O que fazer: Prevenção deve ser a sua palavra de ordem. Use filtro solar todos os dias e controle a oleosidade do rosto. Capriche na alimentação, pois isso, sim, irá fazer toda a diferença no seu organismo nos próximos anos.
35 a 45 anos
A produção de alguns hormônios começa a diminuir. As fibras de colágeno e elastina se alteram. Surgem as rugas superficiais e o começo da perda do contorno facial.
O que fazer: É hora de tratamentos mais específicos para a pele em consultório e o uso de cremes com a inclusão de vitaminas A, C, E e ácidos. É hora também de intensificar a atividade física.
45 a 55 anos
Uma marca deste período é o maior acúmulo de gordura corporal. A queda do estrógeno, que vem com a menopausa, acentua a desidratação da pele. A flacidez piora e o rosto pode perder os contornos. As manchas se acentuam.
O que fazer: Os cremes anti-idade são fundamentais, assim como os tratamentos feitos em consultório. Exercício físico é obrigatório para combater a tendência ao acúmulo de gordura.
55 a 70 anos
Os níveis hormonais e as funções orgânicas caem ainda mais e o reflexo disso se dá no corpo, que fica mais rechonchudo, e na pele, com as rugas mais profundas.
O que fazer: Além de recorrer a tratamentos estéticos, capriche na hidratação. E lembre-se: é um bom momento para praticar atividades físicas que trabalhem corpo e mente, como a ioga.