Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

O trio poderoso para um bronzeado longa vida!

Quer manter a pele dourada e saudável por todo o verão? Conheça os seus melhores parceiros nesta missão!

Por Abril Branded Content
Atualizado em 17 jan 2020, 11h41 - Publicado em 5 dez 2017, 13h54
Betacaroteno, colágeno e luteína são substâncias que auxiliam na manutenção do bronzeado e beleza da pele. (Getty Images/Getty Images)
Continua após publicidade

Você já está curtindo o sol, feliz da vida com seu corpo dourado. Mas, para que essa cor dure por mais tempo, é preciso seguir alguns cuidados, como usar filtro solar, caprichar na hidratação da pele para protegê-la do ressecamento e incluir no seu cardápio alimentos ricos nas substâncias que ajudam a conquistar um bronzeado ma-ra-vi-lho-so. Explicamos aqui quais são esses supernutrientes e ensinamos outras dicas para você conservar a pele dourada e saudável do começo ao fim da estação.

De olho no prato

Para que o organismo possa realizar processos importantes para a saúde e beleza da pele, como a produção de melanina e o combate aos radicais livres que provocam o envelhecimento precoce, é importante que a sua alimentação seja rica em:

  • Betacaroteno: antioxidante pertencente ao grupo dos carotenoides – os pigmentos vegetais responsáveis pela cor vibrante de certas plantas e seus frutos e legumes. Depois de ingerido ele é convertido em vitamina A, que, além de ter um papel importante para a visão, participa do processo de formação da pele, das unhas e do cabelo e estimula a microcirculação cutânea. “Além disso, estimula a produção da melanina, responsável pela pigmentação da pele e proteção contra a radiação solar. Por isso, é um grande aliado para quem deseja um bronzeado mais rápido, uniforme e duradouro”, explica a nutricionista Natália Alcântara. Entre os alimentos ricos em betacaroteno estão cenoura, couve-flor, damasco, laranja, melão, mamão, abóbora, brócolis, couve-de-bruxelas, couve-manteiga, espinafre, aspargos, abacate, kiwi, batata-doce, rabanete, melancia e pimentão vermelho.
  • Colágeno: “É uma proteína fibrilar produzida naturalmente pelo corpo. Como mantém as células e os tecidos unidos, é responsável pela estrutura, renovação, firmeza e elasticidade de unhas, cabelo e pele”, explica a médica nutróloga Sumaia Amir Karam. Estudos comprovam que a partir dos 30 anos ocorre a diminuição da produção de colágeno pelo organismo. Como consequência, surgem os primeiros sinais do envelhecimento, como rugas e flacidez, que se acentuam com o passar dos anos. Para prevenir o problema, vale aumentar o consumo dos alimentos fonte de colágeno, como carnes, ovos, peixes, gelatinas, feijão, frutas cítricas e vermelhas, oleaginosas (castanhas, nozes e amêndoas), aveia, ervilha e tomate.
  • Luteína: “Outro pigmento da família dos carotenoides, protege contra os raios ultravioleta e colabora para o aumento da hidratação e da elasticidade da derme. Além disso, atua na inativação dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e a degradação do colágeno, e colabora com a manutenção e a renovação da pele, deixando-a com aparência saudável e com a coloração uniforme”, conta Sumaia. É encontrada principalmente em couve, espinafre, agrião, milho, ovo, aipo e alface.

4 passos para um bronze que duuuura

1 – Aposte na beleza em cápsulas. Com a correria do dia a dia, nem sempre conseguimos seguir uma alimentação equilibrada, que ofereça todos os nutrientes de que nosso corpo necessita. Segundo Sumaia, é justamente para atender a essas carências que a suplementação se faz cada vez mais necessária. A Sundown Naturals, por exemplo, oferece uma linha completa de suplementos nutricionais desenvolvida com ingredientes naturais, 100% livre de açúcar, de glúten, de lactose e de sabores artificiais. Tem cápsulas de licopeno, de betacaroteno e de colágeno, para você manter sua pele saudável, linda e bronzeada, de forma prática, fácil e eficiente.

2 – Dê atenção ao banho! Tome apenas uma ducha por dia, em temperatura morna ou fria, que não chegue a embaçar o espelho do banheiro. O excesso de banho remove a oleosidade natural da derme, deixando-a ressecada. Além disso, use um sabonete neutro e evite o uso de bucha vegetal, pois, ao esfregar a pele, o bronze vai literalmente pelo ralo. 

Continua após a publicidade

3 – Invista nos cremes. Escolha um hidratante que contenha lactato de amônia, ureia, vitamina E, óleo de amêndoas, extratos de camomila e calêndula – que ajudam a reter a umidade natural e impedem a desidratação. Aplique o produto logo após o banho, com o corpo ainda úmido, pois os poros ainda estarão abertos e absorverão melhor os ativos. E reaplique-o à noite, para repor a água perdida, recuperar a maciez e conservar o bronzeado.

4 – Mantenha a hidratação em dia. Além de tomar no mínimo dois litros de água por dia, vale a pena consumir alimentos que contenham água, como melancia, melão, pera e abacaxi. Afinal, hidratar de dentro para fora também é fundamental para a saúde e beleza da sua pele.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.