Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Low poo: o que é e como adotar este estilo de cuidado com os cabelos

A técnica ajuda a diminuir a quantidade de química na higiene pessoal diária, mas nem todo mundo pode aderir.

Por Raquel Drehmer
Atualizado em 16 jan 2020, 06h32 - Publicado em 20 out 2018, 23h56
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Diminuir a quantidade de substâncias agressivas nos produtos de higiene pessoal tem sido a escolha de muita gente que procura uma abordagem mais natural para o dia a dia. Aí entra o low poo, estilo de cuidado com os cabelos que evita componentes como lauril sulfato de sódio, parabenos, sulfossuccinato de sódio e petrolatos nos xampus e condicionadores.

    Quando realizado com os produtos adequados, o low poo não faz com que os cabelos fiquem menos limpos e, de quebra, beneficia a saúde dos fios e do couro cabeludo. Os xampus normalmente produzem pouca ou nenhum espuma, por serem neutros.

    Para quem o low poo é indicado?

    Quem se beneficia imensamente com o low poo são as pessoas que lavam os cabelos com muita frequência, seja por circularem em ambientes poluídos ou por praticarem atividades físicas intensas que façam o couro cabeludo suar excessivamente.

    A técnica é adequada também para pacientes com sensibilidade no couro cabeludo, inflamações (foliculite, por exemplo), que tenham se submetido a transplante capilar ou que tenham removido câncer do couro cabeludo.

    Existem contraindicações ao low poo?

    Sim, existem algumas pessoas que não devem aderir ao low poo.

    Continua após a publicidade

    Quem tem cabelos oleosos deve ter cuidado, pois nestes casos pode haver um aumento da oleosidade e da caspa. Além disso, quem tem doenças como a dermatite seborreica precisa de produtos de tratamento adequados, indicados por um especialista. Nestes casos, o uso do low poo não será benéfico.

    O dermatologista e o tricologista são os médicos capacitados para verificar se você pode ou não fazer low poo.

    Quais são os xampus e condicionadores ideais para low poo?

    Hoje em dia está fácil encontrar produtos já formulados especialmente para o low poo – são xampus e condicionadores desenvolvidos com muito menos química e que têm a indicação de low poo nos rótulos.

    Continua após a publicidade

    Outras alternativas para quem quer adotar o low poo, mas antes prefere fazer uma espécie de “test drive” com os produtos que tem em casa, são diluir o xampu e o condicionador em água (em uma proporção de 1:1, ou seja, quantidades equivalentes de xampu e água e de condicionador e água) e usar xampus e condicionadores de linhas infantis com formulação suave (aqueles que prometem não causar lágrimas são os melhores).

    Precisa de período de adaptação para fazer low poo?

    Não necessariamente. Você pode começar a fazer low poo um belo dia e se dar muito bem logo de cara. Porém, se achar que os cabelos não estão respondendo de forma satisfatória à novidade (se a raiz estiver ficando pesada, por exemplo), uma boa ideia é passar a fazê-lo em lavagens alternadas, para dar um tempo para o couro cabeludo se acostumar com a ausência de químicas mais pesadas até elas serem eliminadas de sua rotina de vez. Como um detox mesmo.

    Fontes: médicos dermatologistas Adriano Almeida (diretor da Sociedade Brasileira do Cabelo) e Reinaldo Tovo (chefe do serviço de residência médica de dermatologia do Hospital Sírio Libanês)

    Publicidade

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

    Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
    digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

    a partir de 10,99/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.