Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Super Black Friday: Assine a partir de 3,99

Influenciadoras não podem mais usar filtros em campanhas. Saiba o motivo

Decisão da Advertising Standards Authority (ASA) se aplicará a marcas, influenciadores e celebridades sediadas no Reino Unido

Por Da Redação
Atualizado em 22 abr 2024, 16h07 - Publicado em 3 fev 2021, 17h24
jj
 ((Foto: Divulgação)/Divulgação)
Continua após publicidade

Na esteira da campanha #filterdrop da maquiadora Sasha Pallari que encorajou influenciadores a mostrarem sua pele sem produtos de beleza,  a Advertising Standards Authority (ASA) tomou a decisão de banir o uso de filtros em capanhas pagas de beleza. A regra atinge a marcas, influenciadores e celebridades do Reino Unido – De acordo com matéria do site Unilad.

A medida não se aplica a apenas os filtros do Instagram, também inclui filtros de softwares que exagerem o impacto real dos produtos que estão promovendo. Anúncios que não estiverem de acordo com a nova norma serão removidos e proibidos de serem postados novamente.

Continua após a publicidade

Pallari, de 29 anos, disse à BBC News que estava nas nuvens com o resultado concreto de sua ação que começou em julho de 2020 e chamou atenção de celebridades, internautas e políticos. Uma das motivações da campanha de Pallari foi a pressão que jovens mulheres sentem para corresponder a padrões de beleza irrealistas.

Continua após a publicidade

A ASA tomou a decisão após examinar dois exemplos de filtros que foram adicionados a conteúdos patrocinados no Instagram promovendo produtos de bronzeamento. A agência disse que os filtros não passam o efeito real do produto e acabam por enganar o consumidor.

A marca Skinny Tan, uma das examinadas pela ASA, divulgou um comunicado afirmando que a intenção por trás dos stories do Instagram não foi a de enganar os clientes, mas sim compartilhar comentários positivos do influenciador e experiência de uso e que, no entanto, entende perfeitamente a responsabilidade com o usuário futuro do produto. Apesar das primeiras ações serem muito importantes, Pallari diz que continuará a lutar pela remoção dos filtros de alteração facial do Instagram.

Continua após a publicidade
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

SUPER BLACK FRIDAY

Digital Completo

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!
De: R$ 16,90/mês Apenas R$ 3,99/mês
SUPER BLACK FRIDAY

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
De: R$ 26,90/mês
A partir de R$ 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$47,88, equivalente a R$3,99/mês.