Com tendência a ressecamento, os cabelos cacheados precisam de atenção redobrada quando o assunto é hidratação. Um dos motivos para essa característica vem justamente de sua forma. “Pelos próprios cachos, a oleosidade não chega ao fim do fio, que tende a ser mais ressecado”, explica a médica dermatologista Cintia Guedes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Para evitar ressecar mais os fios, a médica recomenda que o cabelo cacheado seja lavado, no máximo, três vezes por semana. “Se a pessoa faz muita atividade física e transpira muito, vai ter que lavar [mais]”, pontua. No banho, opte pela temperatura da água fria para morna (essa recomendação vale para todos os tipos de cabelo!). Banhos muito quentes podem deixar o couro mais oleoso e o fio seco.
Produtos para cabelos cacheados hidratados
Já para os produtos, busque os específicos para cabelos cacheados, que tendem a ser mais hidratantes. “Não use xampu anticaspa sem necessidade, pois vai ressecar mais esse fio”, diz.
Na finalização, vale aplicar óleos e leave-in nas pontas, que podem, inclusive, ajudar na definição dos cachos. “Esses produtos ajudam nisso, principalmente os óleos, que ajudam a reter água no fio”, aponta. No entanto, fica o alerta: o ideal é evitar os óleos minerais, como Rodrigo Cintra explicou em sua coluna.
Para nutrição dos fios, ela recomenda aplicação de óleo de coco e azeite, por exemplo, assim como abacate, banana e mel. Depois dessa aplicação, no entanto, é preciso lavar os fios. Também indica usar máscaras reconstrutoras, mais hidratantes, com ativos próprios como pantenol e ácido hialurônico.
E o cronograma capilar para cabelos cacheados?
Outra dica é investir no cronograma capilar, que trata-se de uma rotina de cuidados distribuídos pela semana. “É como se fosse uma agenda que fazemos para cuidados do cabelo em casa”, disse. “Geralmente, separamos três dias na semana. Um é para repor vitaminas, outro para hidratar, outro para nutrir e repor proteínas. Para quem tem cabelo cacheado, é uma coisa legal para investir”, aponta.
Cuidado ao usar secadores e pranchas, pois ressecam ainda mais o fio, segundo a médica. Ela indica também usar toucas de cetim, para dormir, pois, diferentemente dos travesseiros de algodão, o cetim não gera tanto atrito com os fios e ajuda a manter o cabelo alinhado e os cachos mais definidos.