Não é segredo que o TikTok lança tendências praticamente todos os dias: make de passaporte, cleang girl e butterfly haircut são algumas das provas disso. A trend da vez é o uso de fita micropore para prevenir ou eliminar rugas – um truque antigo das estrelas de Hollywood, que utilizavam o material durante gravações para trazer a aparência de pele suave e levantada. Mas será que ela realmente funciona como tratamento?
Os adeptos cortam e aplicam tiras de fita no rosto em direção a parte exterior, deixando esticadas as regiões que formam rugas. O processo dura horas, por isso muitas vezes é feito antes da pessoa dormir e o material só é retirado no dia seguinte.
Há quem aposte no método em momentos pontuais, quando a maquiagem é usada junto a fita transparente para que a aparência mais jovem apareça. Nesse caso, os modelos em formatos específicos para o chamado face taping ganham espaço, especialmente porque podem ser escondidos com mais facilidade.
É preciso separar os dois usos para entender a real capacidade dela:
Fita micropore funciona como tratamento?
“A fita micropore caiu nas redes como uma solução para esticar a pele e amenizar as rugas e sinais da flacidez. Mas o uso dessa técnica não oferece nenhum beneficio à pele. Sabemos que, além do efeito de tração e melhora ser momentâneo, ela pode trazer diversos danos para nossa pele quando usada repetidas vezes”, explica a dermatologista Juliana Tamanini. Sua pele é um tanto macia e moldável, então o que acontece é uma marcação para que ela estique, dando a impressão de que elimina as linhas, mas isso é temporário.
Funciona na maquiagem?
Os maquiadores começaram a utilizar as fitas em editorias, alterando as expressões das modelos com a aplicação principalmente nas têmporas e pescoço, que davam aquele efeito de lifiting. Nesse caso, elas realmente funcionam porque estão puxando a pele em direção ao couro cabelo, por exemplo, trazendo o aspecto milagroso de uma pele livre de dobras, mas há riscos envolvidos, segundo a especialista.
Riscos da fita micropore
“Sua composição apresenta substâncias potencialmente alergênicas e irritativas, deixando frequentemente a pele com dermatites. Alem disso, o trauma mecânico proveniente da adesão da fita por meio de cola remove toda barreira da pele – e, muitas vezes, a própria pele!”, diz Juliana. Existem diversas opções, que vão do skincare até os procedimentos, mais eficazes do que elas.
Como evitar ou eliminar rugas?
Quem busca uma pele lisa, livre de linhas de expressão e rugas, encontra no estilo de vida saudável, antes de mais nada, a principal forma de ter seu desejo atendido. Não beber, fumar e tomar sol sem proteção solar, por exemplo, são fatores básicos para que isso seja possível. A alimentação adequada e ingestão correta de água também fazem muita diferença a longo prazo.
Fazer skincare, usando principalmente a quantidade correta de protetor solar todos os dias, e incluir produtos antirrugas – ácido retinóico, retinol, vitamina c, ácido hialurônico – são outras indicações.
Para quem busca efeitos potentes por já ter os sinais, há diversos procedimentos disponíveis.”Hoje em dia, as opções de tratamento para flacidez e rugas variam das estratégias minimamente invasivas, como laser, às soluções cirúrgicas de lifting“, conforme explica a médica, que termina: “dentre as variadas soluções para tratamento de rugas, encontramos a toxina botulínica, os biorremodeladores, skinboosters, além de uma infinita gama de lasers e tecnologias voltadas para essa finalidade.”