É proibido falar “anti-idade” na maior revista de beleza do mundo
A Allure colocou a atriz Helen Mirren, de 72 anos, na capa e quer mudar a forma na qual pensamos sobre o envelhecimento das mulheres.
A revista que é referência no mundo todo quando o assunto é beleza, a norte-americana Allure, acaba de anunciar uma novidade para lá de maravilhosa. A redação decidiu não utilizar mais em suas reportagens o termo “anti-idade” – seja para se referir a produtos, procedimentos ou qualquer tema abordado pela publicação.
O intuito? Mudar a forma como pensamos neste assunto.
“Uma mudança na forma como pensamos no envelhecimento começa com uma mudança na forma como falamos sobre o envelhecimento (…) conscientemente ou não, nós reforçamos a mensagem de que o envelhecimento é uma condição que precisamos combater”, escreve no site da revista Michelle Lee, editora-chefe. E ela continua. “Se há algo inevitável na vida, é que estamos envelhecendo. A cada minuto. A cada segundo (…) Repita comigo: envelhecer é algo maravilhoso, porque significa que temos a oportunidade, todos os dias, de viver uma vida feliz e completa”.
Leia mais: Senhora de 91 anos realiza sonho ao se formar na faculdade
Setembro costuma ser o mês em que as revistas norte-americanas se dedicam para construírem as edições mais importantes, elaboradas e volumosas do ano todo. Para setembro deste ano, a Allure trouxe uma entrevistada muito especial na capa: Helen Mirren, atriz britânica de 72 anos.
“Por que Helen Mirren gostaria de ter dito ‘Vá se foder’ mais vezes quando era jovem” é o título da matéria – e o espírito da entrevista é semelhante ao da decisão de não usar mais o termo “anti-idade” na publicação.
Leia mais: Betty Faria sobre fios brancos: ‘Tenho que me permitir ser velha’
“Não vou mentir e dizer que tudo sobre envelhecer é ótimo”, diz ainda a editora-chefe sobre as mudanças na Allure. “Nós não somos as mesmas aos 18 e aos 80. Mas precisamos parar de olhar para a vida como um pico do qual começamos a descer descontroladamente depois dos 35 anos”.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil será o 6º país do mundo com mais idosos daqui a menos de 10 anos, em 2025. Teremos cerca de 343,5 milhões de idosos. Iniciativas como a da Allure são importantes e inspiradoras, portanto, para que possamos encarar os novos tempos de uma forma mais madura, não é?