O batom sempre foi o gancho da mulher brasileira quando o assunto é beleza. “Se você olhar a necessaire de suas amigas, nunca tem uma cor de batom. São várias. Ele sempre despertou interesse para esse universo de maquiagem”, afirma Regis Sodré, maquiador oficial da Lancôme.
Leia mais: 7 dicas essenciais na hora de passar batom
Para falar das tendências do produto e tirar dúvidas dos apaixonados pelo produto, o profissional conversou com a repórter de beleza de CLAUDIA, Fernanda Morelli, durante um live exibido no último dia 6 de abril (o conteúdo completo você confere abaixo).
Ombré
O ombré é uma técnica que traz o efeito dégradé aos lábios. Segundo Régis, o ombém pode ser obtido com a combinação de dois ou três tons diferentes de cores nos lábios. Para aplicar os batons, o maquiador recomenda que sejam utilizado pincéis para esfumar. “Precisa-se de sutileza, como se você estivesse pintando mesmo. Quase uma aquarela.”
Laqueado
Esquecido e deixado de lado por muito tempo, o gloss voltou. O produto ajuda produzir o efeito laqueado, que nada mais é do que a sobreposição de camadas entre batom e gloss. Para reproduzir a técnica, basta aplicar um batom mate de sua escolha nos lábios e, em seguida, o gloss transparente.
Leia mais: Copie o make: pele mate e lábios laqueados
Esquecido por muito tempo o gloss retorna, mais moderno e sem a conhecida textura pegajosa. “O que mudou muito foi a tecnologia. Antes o gloss tinha um gosto não agradável, que lembrava cera, era muito denso, pesado e escorria para dentro da boca. Hoje em dia, ele tem texturas adequadas, são resistentes aos lábios, não migram e permanecem fixos aos lábios“, explica Regis.
Batom + esmalte
Uma dúvida levantada pelos espectadores de CLAUDIA durante o live foi a possibilidade de combinação entre esmalte de unhas e batons. Para Regis, a harmonização está liberada. “Eu gosto e acho que depende do look como um todo. Porque maquiagem, para mim, não é uma coisa exclusiva do rosto.” Assim, é possível combinar batons e esmaltes de tons nudes – como fez a atriz Juliana Paes – ou mesmo produtos de tons mais escuros, como o marrom.
Leia mais: “Pode chorar, sim. Menino também chora”, diz Juliana Paes
Lábios aumentados
Para quem tem os lábios finos ou apenas almeja preenchê-los com o técnicas de maquiagem, Regis ensina que o truque bem fácil. Basta passar o batom com a bala e desenhar o contorno dos lábios com a ajuda de um pincel, ultrapassando, um pouco, o limite dos lábios. “Mas bem pouco mesmo”, alerta o maquiador.
Vermelho
O batom vermelho continua em alta. “A gente continua com o clássico vermelho, em todas as tonalidades. Do cereja até o mais fechado, puxado para o roxo”, destaca Regis. A dica para para aplicar o batons escuros como o vermelho é usar um delineador para os lábios do mesmo tom que o produto ou com uma cor que se aproxime do batom escolhido.
Confira o live completo: