Foto: Jupiterimages
Poucas coisas são tão gostosas quanto chegar em casa e tomar um banho depois de um dia de praia ou de piscina. A ducha relaxa e refresca é um respiro para a pele que foi castigada pelo excesso de sol, cloro e sal. Depois de sair do chuveiro é hora de cuidar da pele para trazer de volta o equilíbrio hídrico e o vigor perdidos pela alta temperatura da estação e a forte incidência solar. Para isso, nada melhor do que um bom hidratante, ainda mais se for um daqueles específicos para aplicar depois de se expor ao sol.
Quanto mais intensa a hidratação da pele após a exposição solar, mais uniforme duradouro e bonito será o bronzeado, pois regula a renovação celular, impedindo a descamação que ocorre por conta do ressecamento, explica o dermatologista Adilson Costa, chefe do Ambulatório de Dermatologia Estética e Acne da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (Puccamp).
Boa notícia: a alta tecnologia da indústria cosmética principalmente a das linhas solares, que a cada ano se supera permite que o produto seja elaborado com propriedades específicas para amenizar tamanho desgaste, seja por uma hidratação eficaz ou por outras propriedades que suavizam as agressões solares, como acalmar e refrescar a pele.
Produtos com efeitos calmantes diminuem a formação de radicais livres que consequentemente diminuem o risco de vermelhidão , um dos principais motivos de ressecamento excessivo e envelhecimento da pele, conclui o médico.