Limpar e tonificar são os dois primeiros passos da rotina de cuidados que a pele exige
Foto: Getty Images
A higiene da pele deve ser realizada diariamente, duas vezes por dia, de manhã e à noite. Ela tem a finalidade de remover células mortas, excesso de gordura, impurezas e maquiagem, além de facilitar a penetração de princípios ativos hidratantes e antienvelhecimento.
Como fazer
Só água não vale, é preciso usar um desengordurante – sabonete ou loção – e tônico ou adstringente. “Bons limpadores contêm ativos como alantoína, ácido hialurônico, chá verde, camomila, calêndula e ácido glicólico”, observa Adriana Cristina Caldas, diretora da Clínica Unidermato e médica do departamento de dermatologia do Hospital de Base de São José do Rio Preto (SP).
É importante lembrar que o pH da pele é ligeiramente ácido – 5,5. “Portanto, são recomendados sabonetes que tenham esse índice bem próximo ao da cútis”, salienta Solange Pistori Teixeira, dermatologista pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.
Outra coisa: o manto hidrolipídico de proteção da pele, formado por água e óleo, não pode ser removido. Então, nada de limpeza exagerada e uso de buchas ásperas em rosto e corpo. “A temperatura da água não deve ser quente para não retirar essa capa protetora e ressecar a superfície. Isso vale inclusive para as peles oleosas, pois o ressecamento excessivo provoca nelas um efeito rebote e leva à produção maior de gordura para compensar.” Veja a seguir o que é recomendado para cada tipo de pele:
· Pele normal
Recorra a um sabonete neutro ou loção de limpeza. Em seguida, a ordem é passar um tonificante suave, sem álcool.
· Pele seca
Prefira leites ou loções de limpeza. Não use sabonetes, limpadores agressivos ou soluções alcoólicas e adstringentes.
· Pele oleosa
Aposte nos limpadores que retiram o excesso de oleosidade sem ressecar. Se possível, lance mão de itens que regularizam a secreção sebácea.
· Pele mista
Faça a assepsia com loções desengordurantes. As adstringentes só devem ser empregadas nas áreas oleosas.
· Pele acneica
Invista em um cosmético à base de ativos que atuam nas lesões de acne, ajudando a combater as inflamações.
· Pele sensível
Use produtos sem álcool na composição. Tônicos e adstringentes não são indicados.