Há formulações de bases para todos os tipos de pele: com princípios ativos adstringentes, ideais para quem sofre com oleosidade; com ingredientes umectantes, para apele seca; com micropartículas de pigmentos; e que garantem viço à pele. Algumas ainda possuem filtro solar. Mas e no caso da pele com rugas e com marcas de expressão? Qual tipo de produto é melhor? Conversamos com o maquiador Costatto Emerson, do salão Esmell Leblon, e solucionamos essa e outras dúvidas.
Uma base é capaz de disfarçar as rugas e as linhas finas?
Sim. A base líquida é a opção perfeita para dar o efeito natural sem evidenciar as linhas de expressão. “Não recomendo os produtos compactos ou em mousse, pois esses acabam acumulando nas linhas e mostrando-as ainda mais”, comenta o profissional.
Como a base deve ser aplicada?
“Com ajuda de uma esponja ou pincel duo fiber, que não deixa o cosmético acumular e garante um acabamento uniforme da pele”, Costatto explica. Primeiro, aplique o produto nas áreas mais críticas depois espalhe.
Qual tipo de produto pode ser usado junto com a base?
Os maquiadores usam cada vez menos pó compacto por causa do efeito craquelado que ele causa na pele. “Para um acabamento perfeito, antes de passar a base, use um primer de silicone”, ele aconselha. O produto ajuda a minimizar os poros dilatados e preenche rugas e linhas finas. Outro queridinho dos profissionais é o blur, que promete atenuar instantaneamente rugas e linhas de expressão, diminuir poros e dar um aspecto mais lisinho e uniforme ao rosto. Saiba mais aqui!
Como cuidar da pele madura para amenizar os sinais da idade?
O primeiro cuidado é hidratar o rosto todos os dias. Passe o creme antes mesmo da maquiagem. Com o avanço da idade, a pele tende a perder água com mais facilidade, por isso é importante redobrar os cuidados. Além disso, é preciso sempre tirar o make antes de dormir, ok? Caso contrário, os poros ficam obstruídos e a pele não recebe oxigênio, o que causa mais ressecamento.