Detox natural: 10 alimentos que limpam a pele
Colágeno, flavonoides, zinco, fibras, vitamina C e B12 são nutrientes que melhoram a circulação e diminuem a inflamação, segundo nutricionista
Alguns nutrientes têm o poder de combater a inflamação dos tecidos e ajudar na recomposição da pele.
Colágeno, flavonoides, zinco, fibras, vitamina C e B12 são exemplos de compostos com essa característica de estimular um “detox da pele”, amenizando a retenção de líquidos, melhorando a circulação e desinflamando a pele. (No começo do ano, publicamos também um compilado de receitas detox que você pode conferir aqui)
Um dos benefícios visíveis de adotar alimentos que contenham esses nutrientes é a redução da celulite, que é uma lesão inflamatória nos tecidos adiposos e subcutâneos.
Beber bastante água também é essencial, segundo Cintya Bassi, coordenadora de nutrição e dietética do São Cristóvão Saúde, são indicados 30ml diários para cada quilograma. Uma pessoa de 62 quilos, por exemplo, deve ingerir, no mínimo, 1,86 litro de água, com base nesse cálculo sugerido pela especialista. “Favorece as trocas celulares, o transporte de nutrientes e a eliminação de toxinas na urina”, explica a nutricionista.
Ela recomenda a ingestão destes 10 alimentos:
Leguminosas (feijão, lentilha, grão de bico)
São ricas em ferro, que ajuda no transporte de oxigênio pelo sangue;
Peixes fonte de ômega 3 (sardinha, bacalhau, salmão)
Melhoram a circulação sanguínea e ajuda no combate a reações inflamatórias;
Uvas vermelhas
Possuem polifenóis e taninos, que favorecem a microcirculação sanguínea, protegendo os vasos e combatendo os radicais livres. Os flavonoides também protegem vitaminas e enzimas, favorecendo o bom funcionamento do organismo.
Abacaxi
Possui enzimas como a bromelina, que facilitam a digestão, além de possuir ação diurética e anti-inflamatória;
Aveia
Auxilia no bom funcionamento do intestino por ser rica em fibras e possui silício, que participa da formação do colágeno;
Brócolis e Couve
São fontes de antioxidantes, que combatem os radicais livres, substâncias que aceleram o envelhecimento celular. Ricos em vitamina C, um importante protetor das fibras de colágeno;
Castanha do Pará
Fonte de vitamina E e selênio, importante antioxidante que também combate o envelhecimento das células;
Maçã
Fonte de pectina, fibra que ajuda a eliminar as impurezas do organismo;
Probióticos
Favorecem o funcionamento adequado do intestino e eliminação das impurezas
Melancia
Tem ação diurética e favorece o funcionamento do sistema linfático, possui potássio, que ajuda na redução da retenção de líquidos.