No ano passado, Alicia Keys tomou uma decisão incomum para o mundo hollywoodiano, com a intenção de empoderar outras garotas, resolveu não usar mais maquiagem.
Leia Mais: Bruna Marquezine mostrou como se monta um look bafo para o Rock in Rio
Ao Lenny Letter, disse: “Escrevi uma lista de coisas que eu estava cansada. E uma delas foi o quanto as mulheres sofrem lavagem cerebral para que sejam magras, ou sensuais, ou desejáveis, ou perfeitas. Uma das muitas coisas que eu estava cansada era do constante julgamento das mulheres. […] Toda vez que eu saia de casa, eu ficava preocupada quando não usava make. E se alguém tirar uma foto? E se postar? Eram pensamentos inseguros, superficiais, mas honestos. E todos eles eram baseados no que os outros achavam de mim”.
Entretanto, a cantora resolveu voltar atrás na decisão e o motivo, na verdade, é bem sólido. Capa da Allure, revista norte-americana especializada em beleza, a estrela, pela primeira vez em cerca de um ano, caprichou no delineado colorido e na pele perfeita para um editorial.
Sobre a decisão de voltar a usar maquiagem, ela explicou:
“Eu não sou uma escrava da maquiagem. Eu também não sou uma escrava de não usar maquiagem. Eu posso escolher. É o meu direito. Acho que maquiagem pode ser uma forma de autoexpressão. Não é minha intenção humilhar ninguém [que decidiu usar]. Ninguém deve se sentir envergonhado pela forma que escolhe se expressar. E esse é o ponto. Se você quer fazer algo por si mesma, você deveria fazer”.
De acordo com ela, é tudo sobre o direito da mulher escolher o que for melhor para ela. “Acho que todas nós devemos fazer o que queremos relacionado a nossa aparência, corpo e saúde. Qualquer forma de expressão que empodere você, você deveria fazer. Só não concordo com essas expectativas altas e irreais que as mulheres são obrigadas a atender”, afirmou.
https://www.instagram.com/p/BPbt_ZMh5ui/?tagged=aliciakeys
Outro lado
É apenas importante pontuar que até mesmo o look ~sem maquiagem~ da Alicia tem um preço. E, entre tratamentos faciais, autobronzeador anti-idade, máscaras, óleos orgânicos e lápis para sobrancelhas, ela chega a gastar cerca de R$ 1.500 apenas em produtos, como contou Dotti, há seis anos maquiadora da artista, em entrevista à revista W, no ano passado.
Ou seja, apesar de incrível, louvável e única, a atitude da estrela, ao mesmo tempo que questiona os padrões, também cria alguns outros. Já que, para sair de casa usando nada de make, isso implica tempo, esforço e, obviamente, dinheiro – algo que nem todas as garotas possuem.