Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

‘A Substância’ da vida real: conheça o novo lifting facial que desafia os sinais do tempo

Febre entre celebridades como Kris Jenner e Demi Moore, conheça o novo lifting facial que promete efeito regenerador e natural — além de seus riscos e valores

Por Kamille Neris
Atualizado em 13 jun 2025, 15h25 - Publicado em 13 jun 2025, 15h00
Duas imagens mostram mulheres da faixa etária dos 60 anos com visuais totalmente rejuvenescidos graças a tratamentos estéticos. Ambas são morenas.
Novo procedimento estético atrai quem busca resultados duradouros e menos artificiais. (@krisjenner | @demimoore/Reprodução)
Continua após publicidade

Nos últimos meses, Kris Jenner, matriarca das Kardashians, de 69 anos, chocou os internautas ao surgir com um visual totalmente repaginado — ou melhor, rejuvenescido — após realizar diversos procedimentos estéticos. A repercussão foi tanta que muitos chegaram a comentar que ela estava parecida com Kourtney Kardashian, de 46 anos, e até com sua outra filha, Kim, de 44.

Imagem antes e depois de mulher de pele madura após fazer procedimento estético.
Antes e depois de Kris Jenner. (Kris Jenner/Reprodução)

Além dela, nomes como Donatella Versace, 70, e Demi Moore, de 62, adotaram técnicas avançadas de lifting facial, também conhecido como ritidoplastia, que reduz flacidez e rugas, deixando a pele com um aspecto mais firme e jovial. 

Imagem antes e depois de mulher de pele madura após fazer procedimento estético.
Antes e depois da empresária Donatella Versace. (Getty Images/Reprodução)
Imagem antes e depois de mulher de pele madura após fazer procedimento estético.
Antes e depois da atriz Demi Moore. (Demi Moore/Reprodução)

Entre tantos métodos, um em específico ganhou destaque: o Deep Plane Face Lift, um novo tipo de lifting mais profundo que vêm conquistando espaço entre o público fascinado por beleza.

O que é o Deep Plane Face Lift?

Pense em uma técnica avançada que tenha o poder de atuar nas camadas mais profundas do seu rosto. Diferente dos liftings tradicionais, que se limitam à pele ou ao SMAS (Sistema Músculo Aponeurótico Superficial), o deep plane reposiciona músculos e ligamentos ainda mais profundos, especialmente no terço médio da face (que contempla a região dos olhos, nariz e bochechas).

Continua após a publicidade

Quase sem nenhuma superficialidade, a cirurgia estética busca restaurar a posição original de tecidos e gorduras do rosto que, com o envelhecimento, deslizam para baixo e criam o aspecto de “rosto cansado“. “O resultado é um rejuvenescimento mais natural, tridimensional e duradouro”, explica o cirurgião plástico Christian Ferreira.

Já Luciane Gemelli, cosmiatra e cirurgiã plástica, aponta que o pós-operatório e o tempo de recuperação do procedimento duram, em média, três semanas. “Essa fase é finalizada quando todos os pontos da cirurgia já foram removidos e a maior parte do edema (inchaço) e das equimoses (roxos) — que são normais durante esse período — já desapareceram.”, diz.

Imagem de mulher branca com pele madura sendo analisada com mãos de médico.
Para acabar com a “cara de cansada” ou “derretida”, muitas optam pelo no novo lifting. (Reprodução/Freepik)

Quanto custa?

Embora mais complexa e com custo médio que varia entre R$ 40 mil e R$ 100 mil (a depender do profissional e complexidade do caso), a procura por esse tipo de intervenção estética tem crescido no Brasil — que, segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica (ISAPS), liderou em 2023 o ranking mundial de países que mais realizam procedimentos estéticos, com cerca de 35 milhões já feitos.

O cirurgião Christian aponta, inclusive, que algumas pessoas têm recorrido a financiamentos para conseguir bancar um lifting facial, o que reforça o peso que a busca pelo remoçamento tem conquistado.

Continua após a publicidade

Conheça os riscos

Imagem de mulher com pele madura com marcas de caneta para procedimento estético na face.
Médicos apontam os possíveis riscos do procedimento em alta. (Reprodução/Freepik)

Apesar dos resultados naturais e duradouros, o deep plane facelift apresenta possíveis perigos que precisam ser considerados, como:

  • Hematomas, resultado do acúmulo de sangue sob a pele
  • Infecção nas áreas de incisão
  • Assimetria facial
  • Lesão de nervos da face, podendo causar paralisia facial temporária ou permanente
  • Cicatrização inadequada, com formação de cicatrizes visíveis ou queloides

Além disso, pacientes fumantes, hipertensos, diabéticos ou que já realizaram várias intervenções faciais precisam ficar em atenção, já que têm maior risco cirúrgico e anestésico. “Cada caso exige avaliação detalhada”, reforça Luciane Gemelli.

A busca pela falsa juventude eterna

Casos como o de Kris Jenner podem alimentar padrões irreais que fantasiam um envelhecimento perfeito, como se a beleza jovem pudesse – e tivesse – que ser imortal. Um exemplo disso é o filme “A Substância”, sobre Elisabeth Sparkle (Demi Moore), uma mulher de meia-idade que perde espaço para uma versão mais jovem em seu programa de TV e recorre a uma ‘poção mágica‘ de juventude eterna.

Continua após a publicidade

A produção vencedora do Oscar expõe o quanto a busca pelo rejuvenescimento a qualquer custo pode ser uma armadilha perigosa (tanto do ponto de vista físico quanto emocional).

Imagem de mulher morena rejuvenescida se olhando no espelho.
O filme apresenta questões complexas sobre a beleza e autoestima madura. (@asubstanciafilme/Reprodução)

A arte imita a vida

Tal  reflexão, apesar de ter sido construída em um contexto fictício, também pode (e deve) ser aplicada na vida real. É o que explica Christian: “O lifting não impede o envelhecimento — ele trata sinais já instalados. A cirurgia deve restaurar harmonia e autoestima, e não ser vista como uma fórmula mágica. Existe beleza em envelhecer bem”. 

O dermatologista Renato Soriani, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), ressalta que a cultura do “lifting mágico” cria expectativas fantasiosas, já que o envelhecimento é multifatorial e nenhum procedimento consegue revertê-lo completamente. Ele observa ainda que essa procura incansável pela perfeição estética pode se expandir em tecnologias como lasers, bioestimuladores e procedimentos não invasivos.

“O que importa, no final das contas, é o equilíbrio entre autoestima, bem-estar e segurança”, diz Renato. “Envelhecer com dignidade é um ato de autocuidado tão importante quanto qualquer procedimento.

Continua após a publicidade

Assine a newsletter de CLAUDIA

Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:

Acompanhe o nosso WhatsApp

Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp

Acesse as notícias através de nosso app 

Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

A partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.