5 tendências de beleza para o verão 2026 que você não pode ignorar, segundo as passarelas
Direto das principais semanas de moda, reunimos as tendências de beleza que vão atualizar sua maquiagem e cabelo no próximo verão
Talvez você não saiba, mas as passarelas ditam muitos dos itens que serão indispensáveis no seu nécessaire da próxima temporada. Da Semana de Moda de Paris à São Paulo, maquiadores e cabeleireiros pensam em cada detalhe, do produto a ser usado ao efeito a ser causado. Mas é quem senta na plateia – ou quem assiste de casa – que define se aquilo será de fato usável ou não.
Por isso, à medida que o verão se aproxima, um sem-número de apostas começa a aparecer nas revistas e editoriais de beleza do mundo todo. Mas são poucos os palpites que se confirmam.
A verdade é que, por trás da previsão daquilo que está por vir, existe algo mais profundo, que se conecta ao nosso passado. Aliás, não seria a nostalgia a tendência mais forte do século?
Prova disso são as tendências de beleza que prometem dominar o próximo verão, segundo as passarelas de Nova York, Milão, Paris e, agora, São Paulo. Se ainda não fazem parte da sua rotina de beauté, prepare-se: elas devem invadir o seu nécessaire muito em breve. Veja só:
1. Pálpebras em foco
Há algum tempo, elas foram deixadas de lado. O glamour e a magnitude que dominaram a maquiagem da década de 1990 ao início dos anos 2000 desapareceram na era do minimalismo, em que tudo o que é discreto se sobressai.
Agora, as pálpebras ressurgem revisitadas, mas ainda sutis: lábios transparentes, nada de máscara de cílios e uma pele leve. Os olhos são, finalmente, o foco. A Handred, que apresentou a coleção Baile na 60ª edição do SPFW, resgatou a força do olhar marcado com tons de bronze, que trouxeram luz às produções teatrais da marca.
Dendezeiro e Forca, grandes nomes da moda nacional, também apostaram no destaque para os olhos. Do outro lado, marcas de beleza como Kylie Cosmetics e Eudora já captaram o movimento e preparam lançamentos com paletas cheias de tons cintilantes. Ou seja, tudo indica que chegou a hora de resgatar suas sombras brilhantes do fundo da gaveta!
2. Delineados reinventados
Se tem algo que chama atenção é um bom delineado – mais ainda quando ganha formas, cores e texturas inusitadas. Na passarela do SPFW, as etiquetas Marina Bitu, Normando e Gustavo Silvestre provaram como um desenho gráfico, um material inesperado ou um traço mais rigoroso podem fazer toda a diferença no olhar.
Embora pareça impensável aplicar essas criações no dia a dia, são as adaptações que as tornam mais possíveis. Aposte em canetas delineadoras coloridas e cintilantes, desenhos ousados e revisite o seu artista interior pra dias que pedem por produções que fujam do óbvio.
3. Cabelos de lado
Sob os holofotes de Milão, a Maison Fendi apresentou a coleção de primavera/verão com modelos de belezas diversas, mas um detalhe se destacava: os cabelos com a risca lateral. Detalhe para o gel na parte frontal, que assegura que os fios fiquem impecáveis até o final do desfile.
Nos penteados da semana de moda brasileira não foi diferente. Na beleza de À la Garçonne, assinada por Celso Kamura, os fios tinham aspecto de molhados, mas também eram divididos na lateral.
O visual, que segue em alta, tende a voltar não só nos editoriais, mas também nas ruas, como uma escolha estilosa e prática para o dia a dia.
4. Efeito molhado repaginado
Não importa o continente, da Europa à América, os cabelos com efeito molhado (também conhecidos como wet hair) seguem dominando as passarelas. Mais do que tendência de desfile, o visual tem aparecido em eventos e premiações, como o Oscar e Cannes.
No Paris Fashion Week, Yohji Yamamoto apostou em um casting quase 100% com fios de aspecto úmido, adicionando um toque dramático e grunge à passarela.
Aqui no Brasil, Catarina Mina, Amir Slama e LED foram algumas das etiquetas que desfilaram com os fios molhados, mas de forma repaginada: com movimento e leveza, como se os modelos tivessem acabado de sair do mar.
No dia a dia, a técnica pode ser aplicada com ajuda de géis para cabelo, sprays fixadores ou até mousses capilares. Mas lembre-se: a dica da vez é soltar as mechas para adicionar o frescor que a temporada pede.
5. Lip combo preto
Ao longo deste ano, assistimos os nomes referência no mercado de beleza lançarem coleções de lip combo que iam do mocha mousse ao vermelho vibrante. No entanto, tudo indica que, com a volta da estética punk, popular na década de 70 e 80, são os lápis de boca preto que devem tomar substituir a cartela terrosa.
O contorno labial usado por algumas modelos de Angela Brito no desfile da coleção “Pangeia” mostra como o preto, apesar de impactante, pode ser a chave para realçar maquiagens básicas. Para reproduzir, vale apostar em sombras pigmentadas, lápis escuros e gloss transparente, garantindo um acabamento laqueado e elegante.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.







