5 dicas de maquiagem de Ricardo dos Anjos para por em prática
O maquiador, que assina a beleza da Sou de Algodão, entrega indicações valiosas para adotar no make
A SPFW começou na última quarta-feira (08), e não faltam inspirações para se jogar na maquiagem. Entre as marcas que se apresentam no segundo dia, a Sou de Algodão trouxe uma proposta natural e, ao mesmo tempo, complexa para as passarelas. Quem conta os detalhes da beleza e ainda traz dicas indispensáveis para arrasar é Ricardo dos Anjos, que assinou o make do desfile.
“Apostamos numa pele supernatural, com pouquíssima correção, para a textura natural estar em evidência. Brincamos com o iluminador cremoso e sem partículas cintilantes. Nos olhos, por outro lado, temos três tons de azul, o marinho, royal e bebê, que remetem ao jeans, muito presente na coleção”, conta o profissional. A escolha é feita conforme o tom e subtom das modelos.
Muita máscara de cílios, sobrancelha penteada, blush natural e boca hidratada estão presentes. “Respeitamos a identidade do cabelo de cada modelo. Se é lisa, ficou liso, se é cacheada, o cacheado.” Agora, vamos às dicas para ter uma maquiagem digna de passarela?
Como ter durabilidade com pele glow?
“Estratégias para ganhar mais tempo com a maquiagem dependem muito de onde você está”, conta Ricardo, que completa: “Se é uma região mais quente e úmida, indico uma pele mais pesada por baixo e criar o iluminado com materiais em pó, ao invés de cremosos. Agora, se está frio, diminui essa pele por baixo e traz mais produtos cremosos.”
Iluminado sem partículas de brilho
“Se você não tem um iluminador maravilhoso, aconselho usar algo com textura oleosa, mas que não derreta com facilidade. Então uma manteiga de cacau é interessante para fazer esse iluminado molhadinho, por exemplo”.
Ele também recomenda produtos sem vaselina. “Ao aplicar um produto que muda quando seu rosto esquenta, o material pode andar e transferir para um outro lado”, finaliza.
Como não deixar a sombra líquida marcada
Não há como negar: a sombra líquida afasta muitas mulheres por medo do make marcado. Mas para tudo existe solução, e a de Ricardo é esperar a cobertura secar um pouco antes de começar a esfumar.
“Cubra toda a pálpebra móvel, aguarde alguns minutos e esfume apenas o côncavo. Assim, você consegue que a cor fique bem densa na pálpebra e criar um degradê bonito do côncavo pra cima.”
Delineado sem erros
A técnica utilizada pelos maquiadores do desfile da Sou de Algodão para o delineado envolve pincel chanfrado e uma sombra marrom, copiando o formato do seu próprio olho e puxando para cima ao final da linha do olho. Caso queira algo mais intenso, pode passar o delineador preto por cima, assim fica mais fácil não errar.
Contorno com aspecto natural
“Existem diversos tipos de rostos, e o contorno precisa respeitar essas especificidades. Algumas meninas desejam harmonizar o desenho da face, o que deve ser feito antes de ir para o colorido, mas é preciso estar atento às próprias características”, alerta o beauty artist.
Segundo ele, “o contorno precisa te favorecer, não modificar completamente sua beleza natural. Caso contrário, muitas marcações ficam em evidência, impedindo o resultado de ficar bonito, especialmente quando a pessoa possui pouco conhecimento e habilidade”, esclarece o maquiador.
O truque para não errar é copiar as sombras do próprio rosto antes da aplicação da base, assim você favorece sua beleza natural.