Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

4 sinais de que você tem a pele sensível

Vermelhidão a qualquer hora? Alergias que não desaparecem? Talvez você tenha uma pele sensível. Aprenda a ler os sinais e a cuidar de maneira correta

Por Estúdio ABC
Atualizado em 12 abr 2024, 10h27 - Publicado em 23 Maio 2016, 09h03
 (/)
Continua após publicidade

Não importa o tipo de pele, todas têm algo em comum: o manto hidrolipídico, uma película formada por água e óleo que recobre o tecido. Essa camada tem duas funções superimportantes: evitar que o corpo perca água e também impedir que produtos químicos, poluição e até alteração na temperatura do ambiente desencadeiem irritações.

Quando o manto não funciona bem, a pele fica sensibilizada e mais vulnerável às substâncias estranhas. Resultado: alergias e irritações, que podem se espalhar por todo o corpo e aparecer a qualquer hora – tornando difícil lidar com o quadro na rotina diária.

Seja por herança genética, doenças preexistentes ou situações pontuais, a pele sensível dá alguns sinais de que precisa de ajuda. Confira os quatro principais:

1. Do nada, surgem manchas avermelhadas

Aspereza, placas avermelhadas e pequenas bolinhas (que podem ou não coçar) são os primeiros sinais de que há algo errado. Isso acontece porque, danificadas, as células já não conseguem mais proteger o tecido e reagem de forma exagerada ao ambiente.

Continua após a publicidade

2. Sensação de queimação

Muitas vezes, as placas vermelhas são acompanhadas por sensações como coceira, repuxo e um calor excessivo na região. Esses são os sintomas de que a pele está sendo afetada pela histamina, uma das substâncias liberadas quando a pele sensível reage ao ambiente.

3. A pele está extremamente seca

A falta de água é uma das principais causas de falha no manto hidrolipídico. Isso ocorre porque essa pele tende a ser mais fina e, portanto, mais vulnerável e reativa.

4. Alguns alimentos deixam você ruborizada

Vinho, pratos condimentados e apimentados estimulam a liberação de histamina, causando a formação das placas avermelhadas e a sensação de queimação em peles sensíveis.

Continua após a publicidade

Tenho pele sensível, e agora?

A melhor maneira de lidar com a sua pele sensível é procurando um dermatologista, que irá recomendar o jeito certode tratar o seu caso. Para ajudar na sua rotina de cuidados diários, invista nos produtos para corpo e rosto da linha Fisiogel®. Hipoalergênicos, eles foram formulados para cuidar das peles sensíveis e fortalecer e reparar o manto hidrolipídico da pele, reforçando a barreira de proteção e mantendo a cútis saudável.

*Quer saber tudo sobre cuidados com a pele? Confira o especial Escute sua pele

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.