1. Não limpar seus utensílios
Alicates, tesourinhas, cortadores de unha e espátulas de metal devem ser lavados com sabão, imersos em substâncias químicas capazes de eliminar todo tipo de bactéria (não vale acetona) e depois colocados para secar. Utensílios, como lixa de pé, palitinhos e bacias, também não podem ser compartilhados com outras pessoas da casa. O ideal é que cada uma tenha o seu próprio kit manicure.
2. Tirar demais as cutículas
A cutícula funciona como uma vedação ao redor da unha. Exato, a pelinha não está lá à toa! Removê-la totalmente pode abrir caminho para infecções. O ideal é simplesmente usar creme hidratante e redutor de cutículas todos os dias e empurrar com uma espátula a pele. Só tire com alicate se a cutícula estiver muito levantada.
3. Lixar as unhas em vai-e-vem
A maneira correta de lixar as unhas é passá-la numa única direção. O movimento de vai-e-vem pode fazer com que elas descamem.
4. Aplicar camadas espessas de esmalte
Não precisa exagerar na quantidade de esmalte. Passe uma camada de base e, em seguida, duas camadas finas de esmalte. Tire os borrados usando algodão com removedor enrolado na ponta de um palito.