Quando decidimos levar o signo do crush em consideração, a fim de saber se o relacionamento tem chances de dar certo, tendemos a prestar atenção apenas no Sol da pessoa. Não que isso esteja errado, mas segundo a astróloga Lyziane Menezes, há outras casas muito mais relevantes no mapa astral quando o assunto é compatibilidade amorosa.
“Estes são os principais aspectos: Lua, Vênus e Lilith. Com essas três informações, conseguimos entender como o outro expressa o seu amor no mundo, o que lhe atrai ao máximo e de qual maneira prefere se relacionar. Conhecer o Mercúrio do indivíduo também é interessante, porque esta é a casa que revela a maneira em que nos comunicamos”, explica a especialista.
Energia passiva e ativa dos signos
Sendo assim, dentro dessas energias, existem os 12 signos que vão definir como cada uma destas casas irá se manifestar em nossas personalidades. E é aí que entra a tal da compatibilidade amorosa: “Alguns símbolos possuem mais ou menos afinidade entre si. Signos de água (Câncer, Escorpião e Peixes) e ar (Gêmeos, Libra e Aquário) possuem uma energia magnética mais receptiva e passiva, e portanto, tendem a se dar melhor”, esclarece Menezes.
Mas calma: isso não significa que, se você for de água ou ar, não poderá se relacionar com signos de terra (Touro, Virgem e Capricórnio) ou fogo (Áries, Leão e Sagitário). “Nestes casos, a dinâmica afetiva será apenas diferente. De qualquer forma, é importante considerar esses detalhes, pois são muito mais significantes do que olhar apenas o Sol de maneira isolada”, diz.
O par ideal de cada signo na astrologia
Agora, o resumo da ópera: para Lyziane, pessoas nascidas em signos que tenham elementos parecidos ou que se complementam tendem a se relacionar melhor na área romântica, de modo geral. Fica mais ou menos assim:
Signos de água
- Combinam com Terra e Ar, mas possuem desafios com Fogo.
Signos de Fogo
- Fogo combina com Ar e Terra, mas tem desavenças e desencontros com Água.
Signos de Terra
- Terra combina com Água e Fogo, mas pode encontrar desafios com Ar.
Signos de Ar
- Ar combina com Fogo e Água, mas pode se desentender com Terra.
O elemento de cada signo
Trígono de Água
- Câncer
- Escorpião
- Peixes
Trígono de Ar
- Gêmeos
- Libra
- Aquário
Trígono de Fogo
- Áries
- Leão
- Sagitário
Trígono de Terra
- Touro
- Virgem
- Capricórnio
Os signos com menos chances de dar certo no amor
Por fim, Lyziane Menezes pontua que todos os signos que realizam quadraturas naturais na mandala astrológica tendem a vivenciar desafios nas relações. Estes são os casos mais difíceis:
Áries – Câncer
“A impaciência ariana entra em atrito com a cautela e cuidados cancerianos. Câncer tende a ‘maternar’ Áries, tratando como filho ou filha.”
Libra – Capricórnio
“A clareza capricorniana entra em atrito com a balança (prós e contras) libriana. Libra tende a querer analisar e discutir sobre os passos já decididos pelos capricornianos. A tendência é ficar falando sozinho.”
Gêmeos – Virgem
“A praticidade e ordem virginiana entram em conflito com a necessidade de novidade dos geminianos. Gêmeos pode se sentir aprisionado em uma relação onde o diálogo não seja prioridade.”