Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Entenda o que é a quaresma e quando começa e termina em 2024

Período de 40 dias simboliza o tempo em que Jesus passou jejuando no deserto

Por Kalel Adolfo
25 fev 2024, 10h11
O que é a quaresma, quando começa e termina a quaresma em 2024.
O período da quaresma simboliza os 40 dias em que Jesus passou jejuando no deserto.  (Storyset (Freepik)/Reprodução)
Continua após publicidade

Afinal, o que é a Quaresma? — esta é a questão que, todos os anos, as pessoas continuam a se perguntar. De forma direta, a quaresma é um período litúrgico de 40 dias adotado por muitas religiões cristãs, incluindo a Igreja Católica, a Igreja Anglicana e algumas correntes protestantes.

Quando começa e termina a quaresma em 2024

A quaresma começa na ‘Quarta-feira de Cinzas’ — que, neste ano, aconteceu em 14 de fevereiro —, e termina no domingo de ramos, dia 24 de março. No total, o período sempre dura 40 dias.

O que acontece na Quaresma?

Durante a Quaresma, cristãos e simpatizantes buscam se envolver em práticas como jejum (é recomendável não comer carne vermelha nestes 40 dias), penitência, oração e caridade, como uma preparação espiritual para a celebração da Páscoa, que comemora a ressurreição de Jesus Cristo.

Alguns fiéis também eliminam doces e bebidas alcoólicas da rotina durante o período, mas isso fica a critério de cada indivíduo. De qualquer forma, durante a Sexta-feira Santa, o consumo de carne vermelha é proibido.

40 dias são simbólicos

Os quarenta dias são simbólicos, representando os quarenta dias que Jesus passou jejuando no deserto, de acordo com os relatos bíblicos.

Continua após a publicidade

Muitos aproveitam esse tempo para refletir sobre as escolhas que vêm fazendo, além de buscar arrependimento e renovação espiritual, a fim de se aproximar ainda mais de Deus, alcançando purificação energética.

Quaresma de São Miguel Arcanjo em 2024

Diferente da Quaresma tradicional, a Quaresma de São Miguel Arcanjo é um período de reza entre os dias 15 de agosto e 29 de setembro (com exceção dos domingos, que devem ser dedicados a Deus, segundo a tradição).

Esta é uma forma de devoção particular e, portanto, sua prática não é obrigatória na Igreja Católica. Na prática, ela serve mais para que cada fiel expresse a sua espiritualidade de maneira privada, potencializando a fé dentro de si.

Continua após a publicidade

Origem da Quaresma de São Miguel

A Quaresma de São Miguel Arcanjo tem suas raízes na vida penitente de São Francisco de Assis e em sua percepção de uma lacuna espiritual entre os períodos da Quaresma (dedicada à reflexão e à penitência em preparação para a Páscoa) e do Advento (tempo de antecipação e preparação para o Natal).

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.