Sexo na menopausa pode (e deve) ser bom: 6 itens que fazem a diferença
Especialista explica as causas da queda da libido e apresenta alternativas para redescobrir o prazer nessa nova etapa
A chegada da menopausa costuma vir carregada de mudanças, como ondas de calor, alterações de humor, insônia e um sintoma que, embora comum, ainda é cercado de silêncio: alteração no desejo sexual.
A queda hormonal, característica predominante da menopausa, pode trazer mudanças físicas e emocionais que afetam o desejo, o prazer e até mesmo a autoestima feminina.
A menopausa é um momento de redescoberta
Segundo a ginecologista e obstetra Camila Martin Massutani, este é um momento de redescoberta por marcar o fim da fase reprodutiva da mulher, mas não precisa significar o fim da sexualidade. “Pelo contrário, pode ser o início de uma nova fase de autoconhecimento e cuidado íntimo”, destaca a médica.
O sexo não precisa ser desafiador
A redução dos níveis de estrogênio pode causar alterações na mucosa vaginal, levando à secura e desconforto nas relações. “Muitas evitam o sexo por medo da dor, o que pode comprometer o vínculo afetivo com o parceiro e gerar sofrimento psicológico”, completa Camila.
O cuidado deve ser redobrado, especialmente entre mães: “A maternidade muitas vezes nos coloca em segundo plano. Mas a saúde sexual também é uma forma de autocuidado e merece atenção em todas as fases da vida”, afirma a ginecologista.
Dicas para manter a saúde sexual durante a menopausa
1. Invista em hidratação e lubrificação vaginal
Produtos como hidratantes vaginais de uso contínuo e lubrificantes à base de água podem reduzir o desconforto. “Eles melhoram a elasticidade e a lubrificação da mucosa vaginal, tornando as relações mais prazerosas”, afirma a doutora.
2. Considere opções além da reposição hormonal
Nem toda mulher pode ou deseja fazer reposição hormonal. “Existem alternativas seguras, como o uso de laser íntimo e fisioterapia pélvica, que ajudam a melhorar a vascularização e a resposta sexual”, acrescenta a médica.
3. Cuide da mente e do relacionamento
A libido está diretamente ligada ao bem-estar emocional. Terapias, exercícios físicos e conversas francas com o parceiro fazem toda a diferença. “A comunicação é essencial. Muitas vezes, o desejo não desapareceu, só precisa ser redescoberto em um novo contexto”, finaliza a especialista.
6 produtos para manter a rotina sexual durante a menopausa
*Os produtos sugeridos nesta matéria foram selecionados de forma independente pela equipe da Editora Abril. Ao comprar por meio dos links desta página, podemos receber uma comissão — o que nos ajuda a continuar produzindo conteúdos relevantes para você.
K-Med Preliminares Chupa que é de Uva
KMED Preliminares Chupa que é de Uva – 29,90
Vibrador e Sucção com 10 velocidades
Vibrador e Sucção com 10 Velocidades – 85,74
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.
5 máscaras capilares que dão tanto brilho que seu cabelo parece um espelho
Cabelos da Angélica: 6 visuais da apresentadora para copiar já!
Carolina Dieckmann está de visual novo! Confira os detalhes do novo tom
14 cozinhas pequenas cheias de estilo para se inspirar na decoração
Cabelos com curvatura: 6 tendências que estão bombando agora







