Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana

“Amor não é o suficiente”, diz Raquel Real no Lambisgoia Cast

A comediante fala sobre a dificuldade de superar términos de relações longas ou curtas e como lida com a tristeza

Por Lorraine Moreira
2 abr 2024, 10h23
Raquel Real fala sobre término de relacionamento e superação
O processo de superar alguém é custoso (CLAUDIA/Youtube)
Continua após publicidade

Amar não é fácil, terminar muito menos. Na última sexta-feira (29), o podcast Lambisgoia Cast, de Martchela, tratou do assunto ao lado de Raquel Real, comediante que acumula mais de 260 mil seguidores no Instagram, roteirista do programa A Culpa é do Cabral e apresentadora. 

A dificuldade para superar relacionamentos e a maneira como lidamos com a tristeza são pontos levantados na conversa, tudo de maneira bastante descontraída e com o humor característico da convidada.

Raquel Real fala sobre superar términos no Lambisgoia Cast

Quando uma relação chega ao fim, também são perdidos sonhos, expectativas e projeções. A vida recebe uma estremecida e, para seguir em frente, é preciso rever todas as decisões que antes pareciam muito acertadas. Não à toa, quem passa pelo processo de superação reconhece a dificuldade envolvida.

“Terminei um relacionamento de sete anos. Nos dois últimos anos em que estivemos juntos, nos separamos e voltamos quatro vezes”, conta Raquel. Tudo porque o casal reconhecia a necessidade de chegar ao fim, pois os problemas não eram resolvidos, mas não conseguia manter a decisão pelo apego. “Eu era muito jovem e não entendia que o amor não era o suficiente”, lembra ela.

Continua após a publicidade

A separação de uma relação com menos tempo também pode ser avassaladora, como acrescentou Martchela. “Superar um relacionamento mais curto às vezes é mais difícil, porque a gente projeta, cria expectativas”, concorda Raquel.

Seguir em frente é necessário, todos sabemos. Mas como? Martchela dá uma sugestão que tem lhe servido muito: “Eu vi uma entrevista da Constanza [Pascolato], no auge dos seus 80 anos, dizendo que tudo que acontece na vida tem uma coisa positiva”. Agora, ela reflete e observa o que pode aprender mesmo com os acontecimentos ruins.

Raquel também exercita a auto-observação. “Eu tenho traumas, muitas vezes eles atrapalham minhas relações, mas eu procuro tratar esses traumas”, diz ela. O problema é que nem sempre os homens, segundo a comediante, estão dispostos a fazer esse mesmo exercício. Caso da última pessoa com quem ela se relacionou, alguém narcisista, na visão dela. “Eu passava mal antes de encontrar com ele.”

Continua após a publicidade

Diferentemente de outros momentos de sua vida, ela agora não quer mais explicar a eles o que fizeram de errado. “Eu não sou perfeita, mas cansei de ensinar [aos homens]. Às vezes penso que poderia ter falado alguma coisa que depois fica engasgado, mas eu não sou salvadora de ninguém. Por que a mulher precisa sempre ser a salvadora de alguém?”, questiona.

Com o afastamento do término, porém, as coisas ficam mais fáceis. “Quando o tempo passa, vemos as coisas com mais clareza”, pontua Raquel.

Sobre Lambisgoia Cast e Martchela

O Lambisgoia Cast surgiu em 2021 como uma espécie de grito contra a toxidade masculina, mas sem perder o bom humor. Criado por Martchela, a ideia foi tão boa que rendeu o prêmio de “Super Projeto” no Rio WEB Festival 2022. A criadora também fala sobre sua jornada amorosa em sua coluna aqui na CLAUDIA e nas redes sociais

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.