8 erros que você nunca deve cometer no primeiro encontro
Conversamos com especialistas para entender quais são os principais equívocos e deslizes que as pessoas podem realizar durante o date
Todo primeiro encontro é uma oportunidade de conhecer alguém. Seja um futuro amigo, parceiro ou inimigo, é comum ficar nervoso ao lidar pela primeira vez com essa pessoa.
Afinal, o que fazer e, principalmente, não fazer? Pensando nessa pergunta, separamos uma lista com os piores erros que você pode cometer num primeiro date.
8 coisas para não fazer no primeiro encontro
- 1) Fingir ser algo que não é
Na tentativa de impressionar alguém, é fácil praticar uma grande falha: fingir ser algo que não é. “Ser genuíno atrai pessoas que se conectam com quem você é realmente. Ao invés de tentar agradar, foque em ser respeitoso, empático e presente no momento”, aconselha a psicóloga Marilia Scabora.
- 2) Falar sobre o ex-companheiro
Depois de terminar um relacionamento, é comum desabafar sobre o antigo parceiro. Mas o encontro não é lugar de fazer isso. Além de se abrir para alguém que você não conhece, corre o risco de ser chata.
- 3) Contar todos os seus traumas
Faz parte dos dates compartilhar um pouco de sua história, mas é preciso respeitar seus próprios limites. “Nem tudo precisa ser dito de imediato, especialmente quando se trata de traumas ou questões pessoais profundas. Compartilhar o que te faz sentir confortável é o ponto de partida”, esclarece Marília.
Mas quando falar sobre assuntos mais profundos? “O momento certo para compartilhar vem quando você se sente segura e confiante de que a pessoa é digna de sua confiança”, afirma Mayra Cardozo, mentora, especialista em gênero e sócia do escritório Martins Cardozo Advogados Associados.
- 4) Reclamar de tudo
Quem marca um primeiro date espera que esse momento seja leve, tranquilo e interessante. Quando uma das partes reclama de tudo, esses objetivos vão por água abaixo.
- 5) Ser grosseiro
Entre as atitude mais deselegante e nada educadas, ser rude com alguém é destaque. Por isso, trate seu acompanhante e todas as pessoas que estão ao seu redor bem – e essa dica vale para além dos encontros amorosos.
- 6) Se gabar demais
Ao ficar inseguro, muitos tentam escapar desse sentimento ostentando bens ou características próprias. Essa atitude, porém, te afasta dos outros e dá a impressão de que você se sente superior ao restante.
- 7) Estar mais interessada em agradar do que conhecer o outro
É comum refletir se o outro está gostando ou não de você. Mas e questionar se você está gostando do outro? “Somos frequentemente ensinadas a nos preocupar em ‘agradar’ ou nos moldar às expectativas alheias, em vez de nos perguntarmos se aquela pessoa realmente se alinha aos nossos valores e desejos”, diz Mayra. Ela defende que as pessoas “foquem no seu bem-estar e em estar presente, sem a obrigação de atender expectativas.”
- 8) Preencher o silêncio a todo custo
Quando o assunto acaba, tentar preencher o vazio falando qualquer coisa parece a única opção. Mas não é. “O silêncio pode ser desconfortável, mas também é uma oportunidade para observar o outro, sentir o momento e até permitir uma conexão sem palavras”, afirma Marilia. Fazer perguntas leves e genuínas, demonstrando interesse pelo outro, é uma alternativa.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso Whatsapp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.