Quem nunca bateu o olho em alguém durante um bloquinho de Carnaval e sentiu aquele crush instantâneo? É muito comum, especialmente entre os apaixonados de plantão (alô cancerianos), que a folia venha acompanhada de inúmeras trocas de olhares, paqueras e — quem sabe — até um beijo ou date surpresa. Mas para isso acontecer, é necessário criar aquela famosa coragem para arrasar no flerte. Já deu até aquela ansiedade, né?
Mas calma, que a arte de flertar não precisa ser um bicho de sete cabeças. Mantendo o consentimento e o respeito em primeiro lugar, é possível conquistar aquele(a) gato(a) no feriado.
A seguir, os sexólogos Renan de Paula e Natali Gutierrez passam dicas infalíveis para arrasar no carnaval e sair seduzindo todes:
1. Flerte sem assédio: não ultrapasse limites
Isso pode soar óbvio, mas, infelizmente, algumas pessoas ainda não entenderam: jamais ultrapasse os limites dos outros. “Não chegue encostando e já pedindo beijos. Essas brincadeiras de mau gosto são constrangedoras. E nada de elogios exagerados sobre o corpo da pessoa, viu?”, alerta Natali Gutierrez.
A sexóloga explica que, por não sabermos o que o próximo gosta ou não — e o que lhe deixa desconfortável —, é importantíssimo apenas respeitar o espaço alheio e ir com calma. “Não conhecemos o indivíduo e muito menos o seu jeitinho único de ser.”
2. Cuidado para não soar grosseira
Não faz a mínima ideia do que a pessoa pode gostar ou não? Nestes casos, Natali recomenda uma abordagem tranquila e sem pressa: “Se apresente e puxe uma conversa descontraída. Progressivamente, será possível perceber se o crush está a fim de engajar no papo”, esclarece.
Caso o outro demonstre interesse em prolongar a interação, não há motivos para se preocupar: o flerte irá rolar naturalmente, sem necessidade de forçar ou ter crises de ansiedade.
3. Verbalização vem em primeiro lugar
Outro ponto importantíssimo levantado por Gutierrez: a verbalização é sempre a melhor forma de identificar se a outra pessoa está atraída por você. “Aliás, esta é a única maneira possível de garantir o consentimento. Claro, existem gestos e atitudes que podem te ajudar, mas não confunda simpatia com interesse”, pontua.
Na dúvida, Renan de Paula indica apostar numa singela (mas eficaz) troca de olhares. Até porque, se refletirmos, todas as conexões nesta vida começam a partir do momento que observamos o outro. Só não vale desviar o olhar ao ser correspondido, hein?
4. Aposte na descontração
Relembrando pela milésima vez: não é não! Absorveu isso? Então vamos para a próxima dica: “O Carnaval é um momento de descontração. Portanto, se jogue. Todo mundo já levou um fora na vida, não há porque ter medo de receber uma resposta negativa. Sim, a vergonha é inevitável. Mas pense que o Carnaval traz justamente esse clima leve e divertido para enfrentá-la”, indica Natali.
5. Fuja das cantadas prontas
Sabe aquelas cantadas que ninguém mais aguenta ouvir? Fuja delas, pois as pessoas percebem a falta de naturalidade e originalidade durante a paquera. “A melhor chance que temos para conquistar o outro verdadeiramente é sendo nós mesmos. Vá de mente e coração abertos”, diz Gutierrez.
6. Nada de cara fechada
Não tem essa de ficar emburrado durante o bloquinho! Esse tipo de postura apenas afasta os outros. Segundo Renan, o sorriso é uma das ferramentas mais poderosas para chamar a atenção e transmitir boas energias.
7. Seja direto
Por fim, o sexólogo alerta: nada de joguinhos psicológicos ou comportamentos confusos durante o flerte. Se tiver a fim de alguém, demonstre isso com respeito, clareza e objetividade. Assim, tudo flui naturalmente e ninguém perde tempo!