Como renovar seu visual para o novo ano? Rodrigo Cintra dá a dica
Hairstylist revela por onde começar e ensina a como criar uma rotina de cuidados para manter os fios bonitos e saudáveis
O início do ano traz uma vontade de mudar o visual, principalmente os cabelos, não é mesmo? Tem gente que até coloca como meta. Mas aí vem muitas perguntas. Por onde começar? O que fazer primeiro?
Vai devagar. Nada de tentar algo radical nas madeixas, pois dificilmente você vai gostar do resultado – ainda mais se não tem o costume de mexer nos cabelos.
Procure entender quais são os motivos que te levaram querer outro estilo: uma imagem mais profissional? Mostrar o seu lado mais descolado? Facilidade na hora de finalizar? Apesar de ser ótimo renovar o visual, é imprescindível que você esteja fazendo isso pelas razões certas.
Cortes
Devem levar em conta o formato do rosto, a rotina de cuidados e as características do cabelo. Vale lembrar que o melhor corte é aquele que combina estilo, praticidade e personalidade.
Alguns são considerados coringa, como as camadas. Para cabelos lisos, como os da atriz Isabelle Drummond, elas criam fluidez.
Já para ondulados e cacheados, como os da atriz Bella Campos, ajudam a definir o formato; para crespos, proporcionam estrutura e valorizam o volume natural.
Franjas
Entre as mudanças, ela costuma ser a mais desejada e mais temida, pois altera imediatamente a expressão facial. Só que não existe apenas um tipo de franja. Elas precisam se adaptar ao formato do rosto, à textura dos fios e até mesmo à finalização que cada pessoa aceita.
Quer mudar com segurança? Vá de franja longa, como a da atriz Reese Witherspoon. O corte mostra a mudança, mas de forma discreta.
Ou de curtain bangs, a famosa franja cortininha, como a da atriz Monica Bellucci. Se você não se acostumar, em pouco tempo já verá os fios crescendo novamente.
Mudança de cor
Você sabe que de transformação eu entendo e aconselho: evite mudanças bruscas. A adaptação pode ser difícil e, muitas vezes, o impacto visual é tão grande que a pessoa acaba se estranhando e até se arrependendo.
Não é preciso sair de um castanho escuro para um platinado, nem trocar um loiro por um vermelho intenso. O ideal é investir em uma mudança gradativa com técnicas de iluminação.
Além de ser menos desafiadora, ainda ajuda a manter os fios mais saudáveis e bonitos. Um bom exemplo é o visual da atriz Halle Berry, com mechas iluminadas e discretas.
Em tempo: antes de ir para o salão, sugiro que separe referências de cores e cortes que te agradam e mostre para o seu cabeleireiro. Com base nessas imagens/vídeos e suas características físicas (formato do rosto, coloração pessoal e textura), ele vai propor algumas alternativas que vão valorizar e ressaltar o que você tem de melhor.
Cabelo novo não é só corte e cor
É maciez, brilho, menos frizz e mais saúde. Por isso, minha dica é apostar no cronograma capilar alternando produtos de hidratação, que retêm a água nos fios, como as máscaras enriquecidas com óleos (macadâmia, argan, ojon, mirra, cálamo, monoi e buriti).
A nutrição, que auxilia na reposição de lipídios, pode ser composta por aminoácidos e nano colágeno, que potencializam a ação para deixar os fios mais resistentes, macios e brilhantes, com menos frizz.
E, por fim, reconstrução, que repõe proteínas (como a queratina) em cabelos frágeis, quebradiços ou com danos de processos químicos. Se você passou por coloração, descoloração ou outros tratamentos químicos, essa máscara ainda ajuda a estabilizar o pH , e cria uma película protetora para reparar e nutrir a fibra capilar, devolvendo toda a luminosidade.
Outros cuidados para manter a saúde dos fios
A cada 15 dias, você pode colocar essa receitinha na sua rotina. Após lavar com shampoo, coloque um pouco da máscara de tratamento em um recipiente — pode ser com a ajuda de uma espátula ou pincel, não use os dedos, pois eles podem contaminar todo o resto — misture essa máscara com 10 pumps de óleo de tratamento, pode ser argan ou macadâmia, deixe agir de cinco a dez minutos. O resultado? Fios macios, desembaraçados e com brilho.
Não abra mão do salão
Bons produtos em casa são fundamentais, mas alguns tratamentos exigem a expertise de um profissional. Mantenha as visitas ao salão em dia e converse com seu cabeleireiro sobre um protocolo personalizado. Para hidratar, nutrir e proteger a fibra capilar profundamente, indico tratamentos à base de ômegas 3, 6 e 9, combinados com blends de proteínas, são excelentes opções.
Espero poder te ajudar nessa resolução de ano novo. Se quiser ficar por dentro das novidades, cuidados com os cabelos e tendências de corte e de coloração, me acompanhe na CLAUDIA e no YouTube.
Estes 3 estilos de sobrancelha tiram ANOS do seu rosto
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.







